O público-alvo dessa medida preventiva são as pessoas que sofrem acidentes com animais, como mordeduras ou arranhões com risco de infecção, e profissionais com risco de exposição permanente ao vírus da raiva em suas atividades ocupacionais.
Anteriormente, a vacina que previne contra a transmissão do vírus da raiva em humanos era ministrada apenas em unidades de referência do estado. No entanto, agora está disponível diariamente, das 8h às 16h, em várias unidades de saúde em Maceió. São elas: UDA PAULO OLIVEIRA COSTA – Cesmac, USF NOVO MUNDO, UDA PROFESSOR GILBERTO DE MACEDO – UFAL e UDA JOSÉ LAGES FILHO – Unima.
De acordo com a coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, em caso de acidentes com animais, o primeiro atendimento ao usuário continuará sendo realizado pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Galba Novaes (Tabuleiro) e Ismar Gatto (Jacintinho), além do Ambulatório 24 horas Noélia Lessa (Levada), devido ao caráter de urgência do atendimento.
No caso de profissionais com exposição permanente ao vírus da raiva, que necessitem fazer a imunização contra a doença, conhecida como profilaxia pré-exposição, é necessário apresentar cópia de documento que comprove a atividade ocupacional ao procurar uma das unidades de saúde listadas acima.
A imunização é uma medida preventiva importante para proteger os seres humanos da transmissão do vírus da raiva, e a disponibilidade dessa vacina em unidades de saúde de Maceió é uma grande conquista para a população. É fundamental que a população esteja ciente da importância da vacinação e que os profissionais que necessitam da imunização procurem as unidades de saúde para se protegerem contra a raiva.
É importante que a população esteja sempre informada sobre as medidas preventivas disponíveis para evitar a transmissão de doenças e garantir o cuidado com a saúde de animais e seres humanos.
