O secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, enfatizou a importância desta iniciativa para ampliar o acesso aos serviços de saúde na capital de uma forma inovadora. Para ele, a telemedicina tem sido uma ferramenta fundamental para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, aumentando a produtividade e a quantidade de atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Unidade de Telessaúde de Maceió adota um modelo misto de atendimento, combinando consultas digitais e presenciais. Os usuários são recebidos com escutas iniciais e passam por uma triagem de enfermagem, onde recebem orientações personalizadas com base em protocolos científicos, visando criar um vínculo de cuidado e proporcionar um atendimento holístico.
Os profissionais que atuam na unidade são do programa Saúde da Gente, e o local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os moradores do bairro Caetés têm acesso a diversos serviços, como citologia, nutrição, fisioterapia, pré-natal, vacinação, coleta de exames laboratoriais e assistência social. Além disso, as teleconsultas são realizadas por clínicos-gerais e pediatras em um computador disponível na própria unidade de saúde.
É importante destacar que os exames de imagem solicitados durante as consultas são todos agendados pelo sistema Pronto!. Com a Unidade de Telessaúde de Maceió, a cidade dá mais um passo rumo à transformação digital na área da saúde, proporcionando um atendimento mais ágil e eficiente para a população.
