A iniciativa incluiu a realização de sessões informativas, conhecidas como salas de espera, onde foi apresentado o projeto de intervenção desenvolvido por estagiários de Serviço Social da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Sob a supervisão da assistente social Iranir Oliveira, os alunos Cláudio José e Sara Stefanny compartilharam suas experiências na Atenção Básica, destacando a importância do serviço social no acolhimento e direcionamento dos usuários quanto ao acesso a direitos e deveres.
As sessões contaram com a participação de equipes multiprofissionais (eMulti), que discutiram o acesso e a prestação de serviços em áreas como nutrição, fisioterapia e saúde mental. Estiveram em pauta a importância destes profissionais na educação em saúde e a forma como a população pode acessá-los na Atenção Primária.
Iranir Oliveira destacou que o projeto, iniciado em agosto de 2024 e finalizado em junho, promoveu ações socioeducativas com o intuito de ressaltar as políticas públicas e sensibilizar os usuários sobre seus direitos sociais. Ao promover atividades como essas, a USF São José reforça seu papel fundamental na orientação da comunidade sobre o acesso a cuidados essenciais e a valorização dos profissionais que contribuem para a melhoria da saúde pública.