Durante a mobilização, os profissionais da unidade realizaram diversas atividades, como palestras sobre a importância da realização de exames preventivos e uso de preservativos. Além disso, foram oferecidos testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C, consultas e encaminhamentos para outros exames. A diretora da UBS José Tenório, Thyone Assunção, ressaltou a importância da disseminação de informações sobre a prevenção e diagnóstico precoce do HIV/Aids e outras ISTs, além de destacar o apoio do SUS para a realização de orientações e tratamento adequado contra essas doenças.
De acordo com Thyone Assunção, o objetivo da ação foi chamar a atenção para as ISTs e incentivar os usuários a realizar os testes rápidos e exames preventivos. Em caso de detecção de alguma doença, os usuários receberão orientação e tratamento adequado. Ela ainda destacou que o serviço básico de saúde realiza o encaminhamento dos usuários à rede especializada, caso seja necessário realizar um tratamento mais complexo.
A campanha Dezembro Vermelho foi instituída pela Lei nº 13.504/2017 e tem o objetivo de marcar uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs. A iniciativa busca chamar a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. O Dezembro Vermelho é constituído por um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais IST, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.
A ação promovida pela UBS José Tenório reforça a importância da conscientização e prevenção das ISTs, bem como do apoio do SUS para a realização de exames e tratamentos. A iniciativa visa não apenas atender os usuários da unidade, mas também promover a disseminação dessas informações para a família e comunidade, reforçando a importância da promoção da saúde e prevenção das ISTs.





