O transporte vai atender crianças que moram até 10 km de distância do CMEI, localizado próximo à Praça Central de Riacho Doce. Isso inclui casos como o de João Pedro da Silva, de 5 anos, morador da região da Boca do Rio, que antes precisava vir a pé com a mãe para poder pegar um ônibus até a creche. Agora, ele comemora a comodidade e segurança proporcionada pelo novo transporte.
A vice-diretora do CMEI, Fernanda Soares, ressalta que a chegada do ônibus terá um impacto significativo nos aspectos social e financeiro das famílias das crianças. Muitos pais não matriculavam seus filhos na creche por não terem condições de trazê-los e também pelo custo do transporte público. Com a chegada do ônibus, as famílias terão uma economia significativa e as crianças terão um deslocamento mais confortável.
O transporte escolar começou a atender as 35 crianças contempladas na terça-feira, com o auxílio de um monitor para garantir a segurança, conforto e tranquilidade durante os trajetos. O ônibus irá atender crianças de bairros vizinhos, como Ipioca, Mirante e regiões de difícil acesso em Riacho Doce.
A Secretaria Municipal de Educação tem investido no reforço do transporte escolar, inserindo quase mil novos estudantes apenas em 2023. A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, destaca a importância dessas ações para garantir o acesso à educação e a qualidade de vida das crianças atendidas pela rede municipal de ensino.