Após uma seleção feita pela SMS, foram aprovados três projetos vinculados a quatro Instituições de Ensino Superior, que oferecem cursos nas áreas de saúde e ciências sociais e humanas. Esses projetos terão a duração de dois anos e visam fortalecer as ações de ensino-serviço-comunidade, com foco na equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências no âmbito do SUS.
Teresa Carvalho, técnica da Coordenação de Infecção Sexualmente Transmissíveis (ISTs) da SMS e representante do PET-Saúde Equidade, ressaltou a importância do programa ao afirmar que a construção da agenda de atividades para o primeiro mês demonstra o comprometimento da SMS e da UFAL com a promoção da equidade e a valorização dos profissionais do SUS.
Durante os dois anos de duração do projeto, serão trabalhados três eixos principais com os preceptores selecionados: valorização das trabalhadoras no âmbito do SUS, saúde mental e as violências relacionadas ao trabalho na saúde, e acolhimento e valorização dos profissionais da saúde no processo de maternagem.
O PET-Saúde Equidade representa uma importante iniciativa para o fortalecimento das práticas de ensino e serviço no contexto da saúde, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e saudável. Com a parceria entre a SMS e as Instituições de Ensino Superior, espera-se que os profissionais envolvidos possam promover a equidade e valorização tanto no ambiente acadêmico quanto no serviço de saúde prestado à comunidade.
