Durante a capacitação, os servidores foram orientados sobre a importância dos Ecopontos e os benefícios do seu funcionamento para o meio ambiente. Além disso, o projeto Carroceiro Legal, que está diretamente ligado aos cinco equipamentos espalhados pela cidade, foi abordado durante a formação.
Ângela Silva, servidora da Alurb, ministrou parte da capacitação e ressaltou a importância dos Ecopontos como locais nos quais o cidadão pode dar a destinação correta para diversos materiais, contribuindo com a limpeza urbana, cortando gastos extras com pontos de lixo e preservando o meio ambiente.
José Carlos, servidor com mais de 30 anos de experiência, também destacou a relevância das informações repassadas durante o treinamento, enfatizando a importância de aprender coisas novas sobre o meio ambiente e o descarte correto de resíduos.
Os Ecopontos funcionam nos bairros Pajuçara, Vergel do Lago, Tabuleiro do Martins, Santa Lúcia e no Conjunto Santa Maria, na Cidade Universitária. Nesses locais, os carroceiros e a população em geral podem descartar pequenos volumes, como resíduos da construção civil, restos de poda e materiais inservíveis.
A engenheira ambiental da Alurb, Pietra Alcântara, também participou da capacitação, enfatizando a importância da correta utilização dos Ecopontos para a preservação do meio ambiente. No final do treinamento, os servidores participantes receberam um brinde como forma de agradecimento pela participação.
Com funcionários capacitados e cientes da importância dos Ecopontos, a expectativa é de que o funcionamento desses equipamentos melhore, favorecendo mais pessoas a utilizarem o equipamento e diminuírem o descarte irregular em pontos da cidade. Dessa forma, os Ecopontos se consolidam como peças fundamentais na destinação correta de resíduos em Maceió.