MACEIÓ – Semsc entrega mais de 1000 alvarás para ambulantes e realiza operações de fiscalização ao longo do ano de 2023.


O ano de 2023 chega ao fim com boas notícias no que diz respeito à autorização de ambulantes para participar de eventos em Maceió. A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) entregou mais de mil alvarás para ambulantes participarem de mais de 400 eventos promovidos pela Prefeitura. De acordo com o secretário municipal de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, o número de comerciantes ambulantes tem crescido desde o fim da pandemia. Ele destaca que o maior desafio da Semsc neste ano foi ordenar esses ambulantes de acordo com a demanda.

Durante o Natal de Todos Nós e o Réveillon, foram realizados 83 novos cadastros de ambulantes, o que mostra a importância dessa atividade econômica para milhares de famílias maceioenses. Além da emissão de alvarás, a Semsc também realizou operações de fiscalização em diversos bairros da capital. Foram quase 4.000 fiscalizações que resultaram na apreensão de 2.687 materiais irregulares.

Uma das operações mais importantes foi a Praia Limpa, que recolheu, em dois dias, 24 jangadas abandonadas, 21 carcaças de geladeiras, 15 caixas d’água, 23 caixotes de madeira, quatro bancos de madeira irregulares, duas traves de ferro e aproximadamente 80 toneladas de entulho das orlas de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca. O subsecretário de Convívio Social, Valdecio Nascimento, ressaltou o sucesso da operação, que teve impacto positivo tanto para moradores locais quanto para turistas e jangadeiros.

Além disso, a Semsc também combateu a poluição visual, resultando na apreensão de quase mil anúncios irregulares em Maceió. Uma empresa com sede na Paraíba foi multada em mais de R$ 600 mil por publicidade irregular e mais de mil anúncios publicitários foram recolhidos. A Guarda Civil Municipal de Maceió também encerrou o ano com uma série de capacitações para os agentes, que receberam instruções sobre defesa policial, noções básicas de segurança, capacitação da patrulha escolar, defesa pessoal para mulheres e noções de urgência e emergência em saúde mental.

A subsecretária de Segurança Cidadã, Talyta Nobre, destacou a importância do preparo dos agentes diante das mais diversas situações, comemorando o avanço importante para o treinamento e reciclagem desses profissionais. Além disso, cerimônias na Capelinha de Jaraguá foram destaque em 2023, com 63 autorizações para a realização de casamentos e renovação de votos.

Com um amplo trabalho de fiscalização e organização, a Semsc encerra o ano com resultados positivos, garantindo a segurança e a ordem nos eventos e ambientes urbanos. Essas ações são fundamentais para promover a qualidade de vida e o bem-estar da população de Maceió.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo