Um exemplo concreto desse tipo de ação foi a recuperação da tubulação na Rua Alfredo Marsíglia, localizada no bairro do Jacintinho. O desgaste da estrutura comprometia o fluxo de água da chuva, representando um risco para a região. Com uma extensão de 60 metros, o novo trecho conta com uma tubulação de 600 mm em PEAD, material que apresenta maior durabilidade e resistência se comparado à antiga tubulação de concreto.
De acordo com o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, a construção do novo trecho de drenagem, que está 70% concluída, terá um impacto significativo na capacidade de escoamento das águas pluviais na região, evitando o acúmulo de água e os transtornos causados no período de chuvas.
Além do Jacintinho, bairros como Trapiche, Jaraguá, Benedito Bentes, Ponta verde, Ouro Preto, Cruz das Almas, Barro Duro, Poço, Cidade Universitária e Farol também receberam os serviços de recuperação de galerias em janeiro. Ao todo, foram recuperados 13 poços de visitas e 20 bocas de lobo em diversos pontos da capital.
Além das intervenções de recuperação de galerias, a Seminfra também retirou 386 toneladas de entulhos das galerias de águas pluviais da capital somente no mês de janeiro. A operação envolveu a remoção de lixo de 58 ruas de Maceió, abrangendo mais de 20 bairros da cidade.
Para a realização da desobstrução, a Secretaria fez inspeção e limpeza em 2 km de galerias, em 44 caixas coletoras, em 48 poços de visitas e em 227 bocas de lobo. As ações visam garantir a funcionalidade do sistema de drenagem da cidade e minimizar os impactos das chuvas na vida dos moradores de Maceió.