MACEIÓ – Semed realiza eleições para grêmios estudantis em 18 escolas de Maceió com participação de 8.640 estudantes.



Na próxima quinta-feira, dia 7, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), em Maceió, realizará eleições para grêmios estudantis em 18 escolas da rede municipal. Ao todo, 8.640 estudantes do 6° ao 9° ano e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) participarão do processo eleitoral. A eleição dos representantes dos grêmios visa atuar junto à gestão escolar, ao Conselho Escolar e aos próprios estudantes, em busca de melhorias para as respectivas unidades.

Os grêmios estudantis estavam desativados desde 2016, mas foram reativados pela Semed por meio de portaria neste ano. A secretária municipal de Educação, Jó Pereira, ressaltou a importância dos grêmios, afirmando que eles são “instrumentos fundamentais da gestão democrática, que proporcionam cidadania e protagonismo aos estudantes dentro das escolas”. Essa retomada histórica das eleições dos grêmios estudantis foi comemorada pela técnica da Coordenação Técnica de Articulação Escolar, Família e Comunidade da Semed, Edileuza Maciel, que destacou o feito da gestão de Jó Pereira e do prefeito JHC.

A votação acontecerá em duas etapas, com a posse dos eleitos prevista para o dia 14 de dezembro. Até o momento, as chapas estão passando pelas salas de aula das escolas para apresentar suas propostas e discuti-las com os alunos. Para votar, o eleitor deve apresentar o RG ou a declaração de matrícula. Além disso, a Semed realizou Capacitação das Comissões Pró-Grêmio ao longo do mês de novembro, bem como formação das mesas receptoras e da comissão para orientar sobre a eleição e sua apuração.

A técnica Edileuza Maciel destacou a importância dos grêmios estudantis para a participação dos estudantes na gestão das escolas. Segundo ela, os grêmios ajudam a equipe diretiva a melhorar o desempenho da escola, despertam o pertencimento dos alunos à escola e os ajudam a aprender sobre cidadania e a reivindicar seus direitos.

Essa iniciativa histórica da Semed é uma forma de proporcionar uma gestão mais democrática e inclusiva, permitindo que os estudantes tenham voz e participem ativamente das decisões escolares. A reativação dos grêmios estudantis representa um avanço para a comunidade escolar e a garantia de que os estudantes tenham a oportunidade de serem ouvidos e participar ativamente da gestão das escolas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo