Os detalhes finais para a implementação do curso foram discutidos em uma reunião ocorrida na última segunda-feira (11), na Semed, entre os representantes da secretaria e da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur). Jefferson Simons, coordenador do Núcleo de Línguas Estrangeiras e idealizador do curso, ressaltou a importância de driblar a falta de conhecimento de idiomas estrangeiros na cidade, apesar do turismo ser a principal atividade econômica de Maceió.
Simons afirmou que o curso é pioneiro e voltado para capacitar todos os profissionais que trabalham com o turismo em Maceió. Ele destacou a vocação turística da cidade para o espanhol, já que Maceió recebe turistas de países como Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai.
O Curso de Espanhol Básico terá duração de três meses, com aulas ministradas duas vezes por semana, das 19h às 21h30, por professores da rede pública de ensino. Nesta primeira etapa, 52 profissionais do turismo de Maceió serão contemplados com a iniciativa e estarão divididos em duas turmas.
O superintendente de Governança e Gestão Interna da Semtur, Alfredo Tenório, destacou que o curso chega em um momento ideal, já que a cidade tem recebido um número cada vez maior de visitantes estrangeiros a cada ano. Tenório ressaltou que é fundamental que os profissionais do turismo tenham conhecimento da língua espanhola para proporcionar um bom atendimento aos turistas e melhorar as vendas de seus produtos.
A Secretaria de Educação irá disponibilizar o espaço das aulas, além de todo o material didático e os professores responsáveis pelo curso. Já a Semtur participará das aulas apoiando os profissionais do turismo e disponibilizando outros materiais necessários para as aulas.
Marcelle Telles, superintendente de Governança e Gestão Interna da Semed, destacou a importância da iniciativa do Núcleo de Línguas Estrangeiras, pois considera fundamental a capacitação das pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho. Ela ressaltou que Maceió é o destino mais procurado do Brasil e que muitos turistas têm como idioma apenas o espanhol. Portanto, capacitar os profissionais do turismo para atender melhor aos turistas internacionais é uma oportunidade única para a Semed.
Com essa parceria entre a Semed e a Semtur, profissionais do turismo em Maceió terão a oportunidade de se capacitar e melhorar a qualidade do atendimento aos turistas estrangeiros. Essa iniciativa pode impulsionar ainda mais o setor turístico da cidade, que já é um dos principais pilares da economia local.