O encontro começou com uma roda de conversa, tendo como mote o pensamento de que “todo dia é dia de valorizar a vida”. Os palestrantes destacaram a importância de cuidar da saúde mental e da necessidade de manter um diálogo aberto sobre as doenças psicológicas. De acordo com Deuza Jundaí, palestrante e voluntária do CVV, o objetivo era conscientizar os alunos sobre a valorização da vida e eliminar os estigmas que podem dificultar a busca por ajuda em momentos difíceis.
Durante a palestra, foram exibidos vídeos, promovidas conversas e interações com os estudantes, além de um momento de abraços simbólicos para ressaltar a importância de contar com uma rede de apoio. A coordenadora da Escola Antídio Vieira, Josefa Amâncio, relatou que a comunidade escolar tem demonstrado uma necessidade de cuidado com a saúde mental, especialmente após o período de pandemia. Segundo ela, alguns alunos apresentaram comportamentos diferentes, mostrando-se mais tristes ou reclusos. Diante disso, a escola sentiu a importância de trazer esse diálogo sobre valorização da vida.
A estudante Ane Graziele comentou que aprendeu muito com a palestra e agora sabe como agir quando um amigo passar por uma crise de ansiedade ou depressão. Ela enfatizou a importância de fortalecer a rede de apoio, seja pela família, escola ou amigos, além de destacar a importância do telefone do CVV (188) como recurso para buscar auxílio.
O psicólogo Paulo Cesar, lotado na Escola Antídio Vieira, destacou que, durante a pandemia, os casos de ansiedade aumentaram significativamente em todo o mundo, inclusive na escola em questão. Por isso, a equipe de profissionais tem trabalhado diversos temas com os alunos, sendo que a valorização da vida é um dos principais focos.
O evento contou com o apoio e gestão do psicólogo da rede municipal de ensino, Paulo Cesar. A Semed está localizada na Rua General Hermes, 1199 – Cambona, em Maceió, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.