Durante a formação, a psicóloga Analinne Maia ministrou uma palestra, houve a apresentação de relatos das unidades de ensino e um momento de perguntas e respostas. A gerente-técnica de Desenvolvimento e Desempenho do Servidor, Juliana Pinho, destacou a importância do evento para promover ações que visam garantir o bem-estar emocional, comportamental e físico dos servidores.
Entre as iniciativas apresentadas, estão a prática da comunicação não-violenta, o fortalecimento de relações interpessoais saudáveis e uma escuta qualificada dos servidores. Juliana ressaltou que adotar essas práticas no dia a dia contribui para a construção de relações de trabalho saudáveis, resultando em servidores mais realizados e engajados.
A iniciativa da Semed em promover a formação sobre saúde mental e trabalho demonstra o comprometimento do órgão com o bem-estar e a qualidade de vida dos profissionais da Educação. Essas ações visam não apenas melhorar o ambiente de trabalho, mas também promover uma cultura organizacional mais acolhedora e empática.
É essencial que outras iniciativas como essa sejam realizadas, a fim de sensibilizar e capacitar os servidores para lidar com os desafios do cotidiano de forma saudável e produtiva. A atenção à saúde mental dos trabalhadores é fundamental para promover um ambiente de trabalho mais saudável e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os envolvidos.
