MACEIÓ – Semed distribui mais de 14 mil vales-livro em Bienal Internacional do Livro de Maceió, beneficiando estudantes e professores da rede municipal.

Durante a Bienal Internacional do Livro, realizada em agosto, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu uma ampla programação que beneficiou os estudantes da rede municipal de ensino. Ao todo, foram distribuídos 14.560 vales-livro durante os dez dias do evento, sendo 11.560 para os alunos e três mil para os professores.

Os vales tinham o valor de R$ 20 para os alunos e R$ 80 para os docentes, permitindo que os estudantes pudessem escolher obras de acordo com suas preferências nas livrarias parceiras do evento. Além disso, a presença da Semed na Bienal foi marcada pelo lançamento do projeto inovador Se Liga no Ideb!, voltado para preparar os alunos do 5º e 9º anos da rede municipal para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Durante o evento, mais de seis mil visitantes externos e 12 mil estudantes da rede municipal de ensino passaram pelo estande da pasta, que foi palco de diversas atividades e atrações. O estande contou com contações de histórias, exposições de livros didáticos e de literatura, lançamentos de obras literárias, além de apresentações culturais e a presença de influenciadores como Tiago Mochileiro, Rafa Jaqueira e Lud Blogueirinha.

Um dos momentos mais marcantes da Bienal foi a palestra “O grande sonho”, ministrada pelo Capitão do Penta, Cafu, junto à escritora Mariah Morais, que encerrou a programação da Prefeitura de Maceió da Bienal Internacional do Livro. Das 1.200 vagas disponíveis, 800 foram ocupadas por alunos da rede municipal de ensino, que receberam a biografia do capitão do pentacampeonato e puderam autografá-la.

Ao longo do evento, a Semed promoveu 11 palestras, todas com intérpretes de Libras, reforçando o compromisso da Educação maceioense com a inclusão. Além disso, foram oferecidas diversas atividades como oficinas de Libras, mesas-redondas sobre a Educação Infantil e a importância das brincadeiras para o desenvolvimento das crianças.

A programação contou ainda com ações desenvolvidas em parceria com outras secretarias, como a “Culturinha na Bienal”, que incluiu shows de mágica, teatro de bonecos, oficinas de construção de brinquedos artesanais e bonecos de pano, e contação de histórias. Também houve um espaço para a exposição e a venda de produtos feitos pelas artesãs locais.

O sucesso da participação da Semed na Bienal Internacional do Livro evidencia o compromisso da Secretaria em promover a educação, a inclusão e o acesso à leitura entre os estudantes da rede municipal de ensino. Com uma programação diversificada e a distribuição de vales-livro, a Semed contribuiu para enriquecer a experiência dos alunos durante o evento, reforçando a importância da leitura e da educação para o desenvolvimento da comunidade escolar em Maceió.

Sair da versão mobile