Ao todo, 7.409 estudantes participaram da avaliação nacional, sendo 6.111 alunos dos 5° anos e 1.298 dos 9° anos, distribuídos em 91 unidades escolares. O processo de aplicação das provas foi o ponto alto do projeto “Se Liga no Ideb”, que envolveu a participação de profissionais e milhares de estudantes.
O projeto foi lançado oficialmente durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas e visa fortalecer a educação nesse nível. Antes da aplicação das provas, a Prefeitura de Maceió realizou ações estruturantes, como a mobilização de profissionais e estudantes, avaliação diagnóstica da aprendizagem, formação continuada de professores e gestores escolares, além de organização e desenvolvimento de atividades pedagógicas de intervenção.
O engajamento dos estudantes também foi evidente, pois participaram de atividades lúdicas, educativas, premiações e ativações e quizzes, além de apresentações de dança e outras dinâmicas. Paralelamente, a Semed realizou quatro aulões preparatórios, aos sábados, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que incluíram momentos de recreação, jogos, prática de esportes e atividades divertidas e pedagógicas.
Além disso, em uma ação paralela ao projeto “Se Liga no Ideb”, a Arena Pajugamer incentivou e mobilizou os estudantes dos 5° e 9° anos da rede municipal de ensino, incluindo premiações para os vencedores da competição. Os alunos envolvidos tiveram uma experiência positiva, visando estimular o gosto pelo aprendizado de maneira lúdica e tecnológica.
A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento educacional dos alunos e agradeceu ao prefeito JHC pelo apoio em todas as ações que visam estimular e valorizar os estudantes. Neste sentido, a gestora ressaltou a eficácia da educação de qualidade, tecnológica e transformadora, estruturando os ambientes escolares nesse sentido.
O projeto “Se Liga no Ideb” contou com o apoio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e teve como parceiros o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM). Ademais, o incentivo e estímulo dos estudantes e profissionais da educação continuam sendo uma das prioridades da gestão municipal de Maceió. O projeto visa atender todas as crianças e adolescentes, capacitando-as para os desafios tecnológicos do século 21.