Maceió sediará seminário sobre Educação Permanente em Saúde do Trabalhador. Evento promoverá debates de grande relevância na área.

No último dia 30 de outubro, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promoveu em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) o I Seminário Regional de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador. O evento, que aconteceu no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), em Jaraguá, marcou o encerramento da segunda edição do Curso de Capacitação em Vigilância em Saúde da Família, realizado pela Coordenação de Proteção e Segurança do Trabalhador em conjunto com o programa de residência da UNCISAL.

O curso, que foi destinado às equipes de Vigilância em Saúde dos municípios das 4ª e 5ª regiões de saúde, teve duração de 14 semanas e contou com aulas remotas, além de visitas técnicas a cada uma das cidades participantes, onde foram realizadas inspeções em setores produtivos locais. Essas experiências adquiridas ao longo do curso culminaram no I Seminário Regional de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador, onde os participantes dos municípios de Capela, Boca da Mata e Quebrangulo puderam debater sobre a importância do curso para aprimorar a Vigilância em Saúde do Trabalhador, além de apresentar um relatório com as observações feitas durante as inspeções.

Durante o evento, foi realizada uma mesa redonda com o tema “Possibilidades e potencialidades da comunicação intersetorial entre saúde, educação e comunidade”, facilitada pela tutora da Residência Multiprofissional Lucélia Sales, pela preceptora Isabelle Vieira e pela residente Deborah Vasconcelos, da UNCISAL. Em seguida, aconteceu uma roda de conversa sobre “Educação Permanente enquanto promotora da Saúde do Trabalhador” com o preceptor do Cerest, Paulo César Fernandes.

A coordenadora-geral do Cerest de Maceió, Sthefane Melo, ressaltou a importância dessa parceria entre as instituições. “Hoje nós encerramos mais uma edição do curso de capacitação em Vigilância em Saúde do Trabalhador com alguns municípios de nossa região. Inicialmente, as aulas foram realizadas de forma remota e, para finalizar o curso, fizemos presencialmente, a fim de estreitar os laços e fortalecer as parcerias com os municípios envolvidos. Foram momentos de troca de conhecimento, aprendizado e muitas informações sobre o nosso trabalho de educação permanente em vigilância à saúde do trabalhador”, explicou Sthefane.

O objetivo do seminário foi debater a importância da residência como instrumento de educação permanente e fortalecimento da comunicação intersetorial, além de promover a criação de laços entre os municípios participantes e a equipe do Cerest Regional. Ademais, o evento contou com a exposição de fotografias da segunda edição do Curso de Capacitação em Vigilância em Saúde da Família, que ilustraram os momentos de aprendizado e troca de conhecimento entre os participantes.

Dessa forma, o I Seminário Regional de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador representou uma oportunidade efetiva de aprimoramento dos profissionais da área de saúde do trabalhador, promovendo uma maior integração entre os municípios participantes e fortalecendo a importância da vigilância em saúde como ferramenta de promoção da saúde do trabalhador.

Sair da versão mobile