MACEIÓ – Secretário de Meio Ambiente de Maceió é eleito coordenador regional do CB27 durante eventos preparatórios para COP30.

Na última semana, durante os eventos preparatórios para a COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em Belém do Pará, o Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Maceió, Marcos Cavalcanti, foi eleito por aclamação como coordenador regional da Região Nordeste do CB27 (Fórum Nacional dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais).

O CB27 é uma organização que reúne os titulares das pastas ambientais das capitais brasileiras, desempenhando um papel fundamental na definição de políticas ambientais e na promoção da sustentabilidade em nível local. Os eventos em Belém foram marcados por discussões sobre diversos temas, incluindo o 3º Encontro Nacional do ICLEI Brasil, o Fórum das Cidades Amazônicas, o Fórum LAC UrbanShift e o XXIX Encontro Nacional do Fórum CB27.

Durante sua fala após a eleição, Cavalcanti expressou sua disposição para enfrentar os desafios que se apresentam, afirmando: “Será um desafio elencar as questões ambientais da nossa Região e, juntamente com os demais secretários e secretárias, encontrar as melhores soluções. Mas estamos prontos para contribuir com o protagonismo que os governos locais devem ter na agenda climática, especialmente quando um evento de porte internacional chega ao nosso país. Maceió está preparada para dar a sua contribuição”.

Além do Secretário de Maceió, os eventos também contaram com a presença do Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e do vice-prefeito de Belém/PA, Edilson Moura. A eleição de Marcos Cavalcanti como coordenador regional destaca o reconhecimento do trabalho e da expertise da capital alagoana na busca por soluções ambientais sustentáveis, em âmbito local, regional e nacional.

Com a COP30 marcada para novembro de 2025, as ações de Cavalcanti serão cruciais na articulação de esforços para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas e na promoção de um futuro mais sustentável para todos. Este reconhecimento representa não apenas a importância do trabalho realizado em Maceió, mas também o comprometimento de todo o país com questões ambientais e climáticas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo