A temática central da reunião girou em torno da criação de um canal de comunicação eficiente e direto entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a BRK Ambiental. A intenção, conforme destacado pelo próprio secretário Victor Braga, é solucionar rapidamente eventuais interrupções no abastecimento de água, não raramente registradas nas escolas. “Queremos manter um diálogo próximo com a BRK para que, em situações emergenciais de falta d’água, a empresa possa prontamente enviar um caminhão-pipa e prevenir o desabastecimento”, explicou o secretário.
É notório que relatos de falta de água são recorrentes em várias escolas do município, afetando diretamente o cotidiano escolar e a qualidade do ensino. Durante o encontro, a superintendente de Governança da Semed, Marcelle Telles, e o coordenador geral de engenharia, João Paulo, ressaltaram a necessidade de intervenções rápidas e eficazes para manter o funcionamento das unidades educacionais. Por isso, a Semed frequentemente recorre ao envio de carros-pipas para assegurar que o ensino prossiga ininterruptamente.
Ao término da reunião, foram estipulados passos importantes para o avanço da questão. Dentre as medidas, destacou-se a simplificação do contato direto entre Semed e BRK, além da elaboração de um diagnóstico completo sobre o atual estado do abastecimento de água na rede escolar. “Esse diagnóstico permitirá identificar áreas que requeiram reforma e detectar possíveis vazamentos. A partir desses dados, traçaremos um plano de ação estruturado para toda a rede”, finalizou Victor Braga.
Essa parceria visa, não apenas resolver os problemas imediatos de abastecimento, mas também estruturar uma base sólida e sustentável para que as instituições de ensino não enfrentem novamente barreiras que prejudiquem o aprendizado dos estudantes. Essa iniciativa insere-se num esforço maior de assegurar condições dignas de estudo para os alunos, elemento essencial para a construção de um futuro melhor.