A vacinação nas escolas está prevista para começar no dia 3 de outubro e seguirá até o dia 19 do mesmo mês. Além dos estudantes, toda a comunidade escolar e a população da região serão contemplados com as vacinas, com o objetivo de ampliar as coberturas vacinais no município.
Uma das estratégias adotadas para enfrentar a meningite é a realização de ações educativas. Profissionais das escolas foram capacitados para disseminar informações sobre vacinação em sala de aula e orientar os pais e responsáveis dos alunos sobre a importância da atualização do calendário vacinal. Essa ação faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação e conta com a parceria do Programa Saúde na Escola.
A coordenadora técnica de Promoção e Educação em Saúde, Adriana Paffer, destacou que a ação de vacinação começará nas escolas públicas do Jacintinho e Benedito Bentes e posteriormente será ampliada para as escolas da rede privada. O objetivo é intensificar a vacinação e promover atividades de promoção e educação em saúde, focadas no combate à meningite e na prevenção de doenças.
O supervisor de equipes do Saúde da Gente, Edvaldo Almeida, ressaltou que além de ampliar as coberturas vacinais, a ação nas escolas tem como objetivo levar informação para o ambiente escolar, eliminando qualquer falta de informação sobre vacinação. Edvaldo destacou que a vacina é vida e que é importante disseminar informações e realizar a vacinação dentro das escolas para proteger as crianças contra a meningite e outras doenças.
Clecia Dias, enfermeira técnica do Programa Nacional de Imunizações, ressaltou a importância do treinamento para fortalecer a educação em saúde entre os profissionais e transmitir informações atualizadas aos mesmos, baseadas nos protocolos do Ministério da Saúde.
A ação de vacinação nas escolas faz parte do Microplanejamento para as Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (Avaq), uma metodologia do Ministério da Saúde que propõe uma programação, organização, coordenação e avaliação sistemáticas das estratégias de vacinação.
No dia 3 de outubro, mais profissionais passarão pelo treinamento de enfrentamento à meningite no ambiente escolar. Desta vez, equipes da Atenção Primária da Saúde (eMulti) e Vigilância em Saúde receberão orientações para disseminar conhecimento à população.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Maceió