MACEIÓ – Secretaria Municipal de Saúde de Maceió capacita profissionais para enfrentamento da meningite e surto da doença meningocócica.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió está dando continuidade ao Plano de Enfrentamento à Meningite e ao Surto de Doença Meningocócica, por meio da sensibilização e capacitação dos profissionais de saúde. O objetivo é fornecer informações precisas sobre o agravo, garantindo uma detecção de casos mais precisa e uma notificação imediata.

De acordo com Audrey Moura, enfermeira da área técnica das meningites na Coordenação de Vigilância Epidemiológica da SMS, a capacitação das equipes tem como objetivo torná-las multiplicadoras na disseminação de informações seguras sobre as meningites. Esses profissionais também darão suporte tanto para a área técnica quanto para as demandas relacionadas ao planejamento da campanha de multivacinação.

Na primeira capacitação, participaram profissionais de saúde da equipe eMulti (antigo Nasf) e do Sistema Prisional. Eles receberam informações gerais sobre a doença, como as causas da meningite e seus sinais e sintomas de alerta, além de serem orientados sobre como conduzir um caso suspeito.

Os procedimentos de controle e prevenção da doença foram reforçados durante a capacitação, incluindo a quebra da cadeia de transmissão e as vacinas disponíveis na Rede SUS para combater as meningites. A enfermeira Audrey destaca também a importância da Vacina Meningocócica Tipo B, que até o momento só está disponível na rede privada.

A coordenadora técnica de Vigilância das Doenças e Agravos Transmissíveis da SMS, Rosicleide Barbosa, ressalta que a capacitação de profissionais prevista no Plano Municipal de Enfrentamento à Meningite será estendida às UPAS e às unidades básicas de saúde, que são a porta de entrada para a assistência em saúde no município.

Além disso, está prevista a realização de mais capacitações. Nas próximas sexta-feira (6) e segunda-feira (9), as equipes de saúde dos distritos sanitários participarão de forma virtual da Capacitação sobre Manejo Clínico e Vigilância das Meningites. Essa iniciativa possibilitará ampliar a equipe de suporte no enfrentamento a surtos da doença meningocócica.

É importante ressaltar que a SMS de Maceió está comprometida em repassar informações essenciais para as equipes de saúde, a fim de controlar e combater o agravo. A população também pode buscar informações nas unidades de saúde ou no site da SMS.

Endereço da SMS: Rua Dias Cabral, 569 – Centro, CEP 57020-250. Telefone: 82 3312-5400. Horário de atendimento: segunda a sexta, das 8h às 14h.

Sair da versão mobile