A palestra foi ministrada por Monica Assunção, uma renomada nutricionista e professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ela é mestra em Nutrição Humana e doutora em Saúde da Criança e do Adolescente. A iniciativa faz parte do projeto “Autismo: um olhar da nutrição” e foi organizada pela Coordenação Técnica de Nutrição e Segurança Alimentar da Semed.
De acordo com a coordenadora do setor, Ana Denise Gouvêa, a realização dessa palestra marca o início de um ciclo de formações sobre o tema. Ela ressaltou a importância desse evento considerando o número expressivo de estudantes autistas na rede municipal de ensino de Maceió. Segundo Ana Denise, são mais de 1.200 alunos que apresentam algum tipo de seletividade alimentar, o que demanda uma maior atenção e conhecimento por parte dos profissionais envolvidos.
A palestra teve como público-alvo nutricionistas, auxiliares de sala, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e outros profissionais da área. Monica Assunção destacou que esse encontro pode contribuir para que os servidores possam compreender melhor as individualidades e necessidades específicas de cada aluno autista. Ela ressaltou que, muitas vezes, não é possível padronizar um cardápio e, portanto, é fundamental treinar o olhar desses profissionais no ambiente escolar para garantir uma alimentação adequada e individualizada.
Um dos participantes da palestra, o professor Carlos Rodolfo Gomes, também auxiliar de educação especial na Escola Municipal Maria de Lourdes Pimentel, compartilhou sua experiência no cuidado de um aluno autista não verbal de oito anos. Ele destacou a relevância das informações apresentadas na palestra para compreender melhor o processo alimentar desse estudante e auxiliá-lo em seu desenvolvimento.
Carlos ressaltou que a forma como a alimentação pode influenciar na fala de uma criança autista chamou sua atenção durante a palestra. Agora, ele pretende conversar com os pais do aluno sobre o processo de alimentação desde o nascimento e focar nesse estudo e comportamento para ajudá-lo em seu desenvolvimento da fala.
A palestra foi considerada um sucesso, proporcionando aos participantes uma troca de conhecimentos e experiências enriquecedora. A iniciativa da Semed em abordar a relação entre nutrição e TEA demonstra a preocupação da Secretaria em oferecer um ambiente escolar inclusivo e que atenda às necessidades específicas de cada aluno autista.
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