Além disso, 20 estudantes indígenas acolhidos na Casa de Ranquines foram incluídos nas rotas de três escolas municipais. A inserção desses alunos no transporte escolar é uma medida importante para garantir o acesso igualitário à educação para todos os estudantes de Maceió.
A Semed também destacou a inclusão de cinco unidades escolares que anteriormente não eram atendidas pelo transporte escolar. São elas: Escola Maria da Graça Silva, com um ônibus próprio atendendo 60 alunos; Escola Maria José Clemente, com um ônibus atendendo a 100 alunos; Escola Padre Pinho, com uma van para atender a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), com 15 alunos residentes nas Grotas do Arroz e do Rafael; Escola Antídio Vieira, com um ônibus atendendo a 40 alunos; e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Luiz Calheiros, com um ônibus atendendo a 60 alunos.
Segundo o coordenador-geral de Governança e Administração da Semed, Fábio Calheiros, nove unidades escolares que estavam com o quantitativo de veículos insuficientes no atendimento do transporte escolar receberam o retorno ou acréscimo de ônibus, garantindo maior conforto e segurança para os alunos.
A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, ressaltou a importância de discutir, revisar e mensurar rotas alternativas, levando em conta as mudanças urbanas recentes na cidade. Ela também informou que a expansão do número de matrículas em 2024 está sendo considerada no planejamento, com a previsão de 20 novos ônibus escolares para o próximo ano letivo.
Além disso, a Semed promoveu uma homenagem inédita para os motoristas que compõem a Rede Municipal de Ensino da capital alagoana, como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Atualmente, a Secretaria conta com 265 motoristas que transportam diariamente crianças, adolescentes e idosos das unidades escolares, garantindo segurança e conforto a todos os passageiros.
Essas ações demonstram o compromisso da Semed em garantir o acesso à educação de qualidade para todos os estudantes, promovendo inclusão e valorizando o trabalho dos profissionais envolvidos no transporte escolar. A previsão de novos ônibus e a climatização dos veículos também demonstram o cuidado da Secretaria com o bem-estar dos alunos da rede pública municipal de ensino.







