O objetivo do termo de cooperação técnica é formalizar o trabalho que o Cedeca realiza em parceria com os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Cidade Sorriso e Área Lagunar. As atividades abordam temas como direitos humanos, racismo, prevenção à violência, entre outros, e acompanham casos de violência contra crianças e adolescentes por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas).
O secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, ressaltou a importância da iniciativa, destacando a execução do projeto Infância e Adolescência Protegidas do Cedeca em Cras da região do Vergel e Benedito Bentes. Durante o mês de combate ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil, as crianças e adolescentes contarão com um suporte adicional em situações de abuso.
Com a assinatura do termo, casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes poderão ser encaminhados pelos Cras e Creas ao Cedeca para acompanhamento jurídico-social, conforme revelou Maria das Graças, coordenadora do Cedeca Zumbi dos Palmares. Além disso, a formalização da cooperação técnica permitirá que crianças e adolescentes participem de oficinas e rodas de conversa, atuando como sujeitos de direitos.
A promotora de justiça, Maria Cerqueira Lima, enfatizou a importância das atividades do Maio Laranja, que representam a luta contínua em prol da proteção à infância e adolescência. O envolvimento das crianças do Serviço de Convivência do Cras Cidade Sorriso e do Cras Bela Vista em apresentações musicais e teatrais enriqueceu o evento, trazendo reflexões importantes sobre o combate ao abuso e à exploração sexual infantil.
Assim, o encerramento das atividades do Maio Laranja no Maceió Shopping foi marcado por ações significativas de conscientização e proteção às crianças e adolescentes, reforçando a importância do trabalho conjunto entre os órgãos públicos e a sociedade civil na defesa dos direitos das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.