A campanha de vacinação é um chamado à responsabilidade dos pais e responsáveis, instigando-os a garantir a imunização de seus filhos. Entretanto, a medida não é suficiente para erradicar o problema. É imperativo que a população continue vigilante quanto ao controle e prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus da dengue. Isso inclui a remoção de recipientes que possam acumular água parada, uma prática essencial para evitar a reprodução do mosquito.
Ação coordenada pela técnica de Imunização, Eunice Amorim, a campanha sublinha a proteção que a vacina oferece contra todos os quatro sorotipos do vírus da dengue, diminuindo significativamente o risco de hospitalizações e mortes. Apesar de não existir um tratamento específico para a dengue, a imunização associada a práticas cuidadosas de prevenção almeja a redução da incidência e gravidade da doença.
Neste cenário, a vacinação surge como uma das ferramentas mais eficazes no fortalecimento da rede de saúde, prevenindo surtos e protegendo a vida das crianças e adolescentes da capital. O compromisso da SMS com a saúde pública destaca-se através de ações que buscam um ambiente mais seguro e saudável para a população.