O objetivo da ação é promover a saúde da mulher, buscando um diagnóstico precoce na luta contra o câncer de mama e do colo do útero, além de conscientizar a população sobre a importância da realização dos exames anuais. A equipe da SMS ressalta que a medicina preventiva é fundamental para salvar vidas e aumentar as chances de cura.
A ginecologista e obstetra da SMS, Edja Sá, destaca a importância da ação preventiva para a população. Ela enfatiza que a ação, que antecede a campanha do Outubro Rosa, facilita o cuidado com a saúde das mulheres, proporcionando saúde pública ao máximo número de mulheres que necessitam de atenção e cuidado.
A equipe que atua no local realiza a coleta de citologia por meio líquido, o que torna o diagnóstico mais assertivo. Os resultados serão liberados em até 40 dias na unidade de atendimento do Caetés. As mulheres que necessitarem de tratamento receberão todo o suporte necessário.
Usuárias dos serviços estão satisfeitas com as facilidades oferecidas pela ação. Maria do Socorro Silva, de 59 anos, vendedora ambulante e moradora do Parque dos Caetés, destacou a rapidez no atendimento e a atualização de seus exames. Ela ressalta a importância da ação para as mulheres que precisam de atendimento ginecológico.
Heloísa Naposeito, de 47 anos, que reside recentemente na capital, também aproveitou a oportunidade para se consultar. Ela conta que quase desistiu do exame por conta de uma informação equivocada de um médico, mas ao saber do mutirão, conseguiu ter acesso aos cuidados necessários. Heloísa ressalta a importância da informação e das ações de prevenção para a saúde da mulher.
O mutirão de citologias e mamografias permanecerá em funcionamento até sexta-feira (29). A ação é uma iniciativa importante para garantir a saúde e o bem-estar das mulheres de Maceió, proporcionando o diagnóstico precoce e o acesso aos cuidados médicos necessários.