As inscrições para participar do processo seletivo podem ser feitas no período de 10 a 15 de abril, através do e-mail equidadepet@gmail.com. Os preceptores selecionados assumirão suas funções e executarão o programa no município de Maceió, em uma parceria entre a SMS, a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Centro Universitário Cesmac e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). A seleção será baseada na análise curricular dos candidatos e na carta de intenção, conforme os critérios estabelecidos no edital.
Esse projeto prevê o preenchimento de 30 vagas em diferentes eixos de atuação, como a valorização das trabalhadoras no âmbito do SUS, questões de gênero, saúde mental, violências no ambiente de trabalho na saúde e acolhimento às trabalhadoras da saúde no processo de maternagem. Além disso, metade das vagas do projeto será reservada para grupos minoritários, como pretos, pardos, indígenas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência.
O PET-Saúde é um programa em sua 11ª edição que busca promover a integração entre ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o SUS e as Instituições de Ensino Superior (IES), visando à formação de futuros profissionais na área da saúde. Profissionais de diversas áreas da saúde podem se inscrever para participar do processo seletivo, de acordo com as parcerias estabelecidas entre a SMS e as instituições de ensino.
As inscrições e o resultado final do processo seletivo devem seguir as orientações descritas no edital, com previsão de início das atividades para o dia 7 de maio de 2024. Essa iniciativa representa um avanço na formação e valorização dos profissionais de saúde em Maceió, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados à população.