MACEIÓ – Secretaria de Saúde de Maceió garante transparência nos serviços de fisioterapia do SUS com sistema BIOSUS de registro biométrico.


A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) tem implementado medidas para garantir transparência e eficiência nos pagamentos de serviços de fisioterapia prestados na rede credenciada do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a SMS, o sistema BIOSUS tem sido fundamental para registrar a frequência dos usuários nos serviços de fisioterapia de forma transparente, utilizando a biometria como método de identificação.

O BIOSUS está em plena conformidade com a Portaria nº18 de 16 de fevereiro de 2022, que autoriza o uso da biometria digital na rede credenciada do SUS em Maceió. Com isso, os pagamentos realizados pelo Sistema de Regulação (SISREG) passaram a ser mais seguros e transparentes, promovendo um maior controle no uso dos recursos públicos. Vale ressaltar que essa mesma sistemática já é utilizada nos planos de saúde em todo território nacional.

Os prestadores de serviços de fisioterapia foram informados sobre o novo modelo desde maio deste ano, passando por um período de adaptação ao sistema. Durante esse período, a SMS disponibilizou suporte do setor de Tecnologia da Informação (TI) de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, para auxiliar em casos de inoperância dos sistemas, permitindo ainda o registro offline dos atendimentos realizados.

De acordo com a SMS, a implementação do sistema BIOSUS reflete o esforço da Saúde de Maceió e seus colaboradores para assegurar transparência no uso de recursos públicos. Além disso, os pagamentos realizados a todos os contratados da SMS podem ser consultados no Portal da Transparência da Prefeitura, reforçando a política de transparência adotada pela Secretaria de Saúde.

Atualmente, os serviços de fisioterapia são oferecidos no PAM Salgadinho, em quatro Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e em 22 clínicas. Os usuários que necessitarem de atendimento podem agendar a consulta pelo WhatsApp do Pronto no número 82 3312-5492, ou presencialmente nas Unidades Básicas de Saúde. Além disso, a SMS está localizada na Rua Dias Cabral, 569 – Centro, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 14h, e pode ser contatada pelo telefone 82 3312-5400.

Com a implementação do sistema BIOSUS, a Secretaria de Saúde de Maceió reforça seu compromisso com a transparência e a eficiência na prestação de serviços de fisioterapia, promovendo maior controle e segurança nos pagamentos realizados aos prestadores de serviços da rede credenciada do SUS.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo