Eunice Amorim, coordenadora técnica de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, destacou a importância do treinamento para as equipes que atuam em diversos segmentos, como unidades de saúde, sistema prisional, o projeto Saúde da Gente, além de maternidades conveniadas ao SUS e outros pontos fixos de vacinação. Os assuntos abordados incluíram atualizações nos processos de vacinação, funcionamento das salas de vacina, esquemas de vacinação e o público-alvo dos imunizantes. Além disso, atenção foi dada aos cuidados na administração dos imunizantes, aspecto crucial para o dia a dia dos profissionais.
Amorim ressaltou ainda que a iniciativa de capacitação, que pretende alcançar 480 profissionais ao todo, é parte de um esforço mais amplo do Ministério da Saúde para fortalecer as ações de vacinação em nível nacional. A meta é preparar os profissionais para implementar novas estratégias e elevar a qualidade do atendimento à população.
Este tipo de capacitação é vital para garantir que as equipes estejam sempre alinhadas com as melhores práticas e protocolos de vacinação, assegurando um serviço público de saúde eficiente e preparado para desafios emergentes. As ações de imunização não só protegem a população contra doenças, mas também são um pilar crucial na promoção da saúde pública.