O secretário municipal de Juventude, Caio Bebeto, ressalta a importância de prestar contas e enfatiza o compromisso da secretaria em tirar os jovens da ociosidade. Ele destaca o apoio do prefeito JHC, que implementou a secretaria e tem se mantido atento às demandas da população.
Durante o ano, a Secretaria de Juventude e Lazer promoveu diversas ações, como o Emprega Jovem, que formou mais de 580 jovens com certificados chancelados pelo Senai, o Jovem Empreendedor 2.0 em parceria com o Sebrae, e o Brilha Jovem, que ofereceu capacitação em marketing digital, educação financeira e gestão de negócios.
Além disso, a secretaria criou o Espaço Juventude, localizado dentro do Espaço Flexal da Prefeitura de Maceió, onde são oferecidos cursos de jornalismo comunitário, manicure e pedicure, cuidadores de idosos, eletricista instalador predial, encanador instalador predial e inglês em parceria com Senac Poço.
A 1ª Feira da Juventude abriu espaço para mais de 40 expositores jovens, com estandes de gastronomia, artesanato, moda, acessórios e serviços, além de apresentações de talentos jovens e a presença de ligas acadêmicas da faculdade Unima Afya.
Outras iniciativas incluem o projeto Mentes Livres, que leva palestras e dinâmicas sobre o uso de telas e jogos em escolas públicas e privadas, e a Corrida da Juventude, que teve a participação de mais de 500 jovens em um percurso de 5 km na orla de Maceió.
Para a Secretaria de Juventude e Lazer, a expectativa para 2024 é de mais trabalho e ações para a construção de um futuro digno para cada jovem. Com uma abordagem abrangente e comprometida, a secretaria continua buscando maneiras de capacitar, empregar e cuidar da juventude de Maceió.