De forma inovadora e colaborativa, a Secretaria de Esporte de Maceió tem implementado políticas públicas que fomentam e estimulam atletas de todas as faixas etárias, além de desenvolver projetos e entregar equipamentos em pontos estratégicos da cidade, visando garantir o acesso ao esporte e ao lazer em toda Maceió.
Em pouco mais de oito meses, a secretaria foi responsável pela articulação e captação de projetos junto às Federações Esportivas do Estado, além de receber mais de oito mil atletas em competições regionais, nacionais e internacionais realizadas em solo alagoano. Além disso, foram adquiridos materiais e uniformes esportivos, e realizada a revitalização de equipamentos públicos.
Um dos principais projetos tirados do papel foi o Circuito Maceió é Massa de Corrida de Rua, realizado 100% pela Prefeitura de Maceió, que reuniu três mil atletas em três etapas com percurso de cinco quilômetros cada, nos bairros Ponta Verde, Benedito Bentes e Santa Amélia.
O circuito contou com uma inscrição solidária, na qual os corredores doaram mais de duas toneladas de alimentos ao longo da competição. Além disso, a corrida contou com premiação em dinheiro para os cinco primeiros colocados nas categorias feminino e masculino. O evento também contou com a participação de crianças, que abrilhantaram as corridas.
Outro destaque da atuação da Secretaria de Esporte de Maceió foi a ampliação das academias públicas ao ar livre. O prefeito JHC anunciou a instalação de mais 15 unidades por toda a cidade, e a Praia do Sobral e o Reginaldo, no Poço, foram as primeiras comunidades a receberem a Academia do Povo. Com a instalação de mais duas unidades, somada às academias do Feitosa e Jatiúca, Maceió hoje tem a capacidade para atender mais de 90 mil pessoas.
Além disso, o projeto Praia Acessível, que garante acessibilidade, esporte e lazer na orla marítima de Maceió, recebeu novos investimentos, com a revitalização das cadeiras anfíbias, adaptadas para o banho de mar assistido.
A Secretaria de Esporte também tem apoiado atletas da cidade, como o caso de Paulo Neto, que se tornou campeão Mundial de Karatê aos 7 anos, após receber apoio financeiro para participar da competição. A ampliação do calendário de eventos esportivos também entra na conta dos milhões injetados na economia local com a realização do IRONMAN 70.3.
Todas essas ações mostram que a Secretaria de Esporte de Maceió tem desempenhado um papel significativo no desenvolvimento esportivo e na promoção de atividades físicas e de lazer para a população da cidade. Como destacou o secretário de Esporte de Maceió, Thales Novaes, o trabalho realizado é apenas o início de um caminho que promete trazer inúmeros benefícios para os cidadãos maceioenses. A Prefeitura de Maceió está de parabéns pela iniciativa e pelo impacto positivo que tem gerado na comunidade.
