MACEIÓ – São João Inclusivo: Maceió Transformará Praia Pajuçara em Reduto de Acessibilidade e Cultura Junina

No próximo dia 4 de junho, Maceió se transformará em um cenário de celebração junina com uma proposta especial de inclusão. O evento “Praia Acessível Junino” será realizado na charmosa Praça Gerônimo Cerqueira, na Pajuçara, das 8h às 11h. Visando garantir que pessoas com deficiência participem plenamente das festividades, a ação promete integrar cultura popular, lazer e acessibilidade em um ambiente à beira-mar.

Totalmente gratuito, o evento oferecerá uma programação rica e diversificada. Entre as atrações estão apresentações da Banda do Lar São Vicente de Paula e do Grupo de Senhoras de Coruripe, além da performance da Banda da Guarda Municipal de Maceió. Essas atividades garantem que o espírito do São João seja vivenciado com muita música e dança.

Para tornar a experiência ainda mais acessível, haverá um aulão de capoeira lúdica adaptada, exercícios de dança e alongamento, sempre com a presença de intérpretes de LIBRAS. A saúde dos participantes também será priorizada com a presença da equipe médica da Uninassau, que fará aferição de pressão arterial, testes de glicemia e oferecerá massagens miofasciais.

O evento será fortalecido por equipamentos adaptados, como cadeiras anfíbias e caiaques duplos. Um lanche coletivo, com uma variedade de opções, completará a programação. Segundo o secretário de Esporte, Francisco Nascimento, conhecido como Chicão, “o Praia Acessível Junino é um marco importante para Maceió, promovendo inclusão, acessibilidade e cidadania”.

O Projeto Praia Acessível, coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte, já beneficia inúmeras pessoas diariamente. Com infraestrutura adaptada para banhos de mar, o projeto segue ativo de segunda a domingo, das 9h às 14h. Desde o início, mais de mil pessoas já foram beneficiadas, reforçando o compromisso da cidade com a inclusão social.

O evento acontecerá em frente ao Restaurante Novo Dragão, e promete aquecer corações com o calor do forró e o cheiro inconfundível de milho das festas juninas.

Sair da versão mobile