A partir desta segunda-feira (5), as ruas localizadas em toda a área afetada pelo afundamento do solo em Maceió começarão a ser fechadas por solicitação da Defesa Civil Municipal. A medida tem como objetivo garantir a segurança dos moradores e evitar acessos indevidos à região, que é considerada uma área de risco.
De acordo com o cronograma estabelecido, o fechamento com tapumes para bloqueio dos acessos deve ser concluído em 40 dias. Apenas as vias principais que ainda são utilizadas por condutores para evitar o fluxo de veículos da Avenida Fernandes Lima ficarão disponíveis. A decisão foi tomada após a constatação de acessos inadequados de transeuntes na área monitorada 24 horas pela Defesa Civil e por uma empresa terceirizada, contratada pela Braskem.
Geraldo Vasconcelos, coordenador-adjunto da Defesa Civil Municipal, ressaltou a importância da medida para garantir a segurança dos moradores e evitar possíveis transtornos. Segundo ele, a presença indevida de pessoas na região afetada pelo afundamento do solo tem sido uma preocupação constante das autoridades.
Com o fechamento das ruas afetadas, haverá bloqueios para acessos às vias locais, feitos pelas ruas Professor José da Silveira Camerino, Carteiro João Firmino, Anahy, Basileu de Meira Barbosa, Manoel de Menezes; pelas avenidas Francisco Freire Ribeiro e Comendador Francisco de Amorim Leão; e pela Alameda São Benedito.
Além disso, foram estabelecidos novos pontos de bloqueio nos seguintes cruzamentos: Rua Carteiro João Firmino com as ruas Mem de Sá e Sabino Romariz, Rua Ernesta Gama com a Ruas Tereza de Azevedo, Travessa Camaragibe com a Av. Francisco Freire Ribeiro, Av. Comendador Francisco de Amorim Leão com as ruas José Ferraz de Camargo, Dr. Jovino Lopes Lyra e Joaquim Gouveia de Albuquerque, entre outros.
A Defesa Civil reforça que a medida é necessária para evitar possíveis acidentes e garantir a segurança da população. Mais informações podem ser obtidas no site da Defesa Civil ou no endereço Rua Cônego João Barros Pinho, 107 – Pinheiro, CEP 57055-640, Maceió. O órgão também disponibiliza os telefones (82) 3312-5890 / 199 / 0800 030 6205 para atendimento de segunda a sexta, das 8h às 14h.