MACEIÓ – Representantes de Macaé visitam CAC em Maceió em busca de inspiração para implantação de policlínica no Rio de Janeiro.

Representantes do município de Macaé, interior do Rio de Janeiro, estiveram em Maceió nesta quarta-feira (3) para conhecer de perto o Centro de Atendimento e Cuidados ao Servidor Público Municipal, conhecido como CAC. A visita tinha como objetivo explorar as ações promovidas no centro e utilizar essas experiências na implantação de uma policlínica em Macaé.

De acordo com Everson Pontes, diretor de Gestão Administrativa do CAC, o contato entre os dois municípios foi estabelecido há cerca de 20 dias, visando estabelecer um intercâmbio de informações e boas práticas. Entre os serviços de destaque no CAC está a fisioterapia, que chamou a atenção dos visitantes de Macaé.

Pontes destacou que o centro oferece uma variedade de serviços de sucesso, incluindo atividades voltadas para a saúde mental, como atendimentos com psicólogos e psiquiatras, além de reabilitação com fisioterapeutas. A diversidade de atendimentos foi um dos pontos que mais impressionou os representantes de Macaé durante a visita.

Fabienne Barcelos, coordenadora do programa Casa do Servidor de Macaé, explicou que o trabalho na cidade começou em maio deste ano, inicialmente como um projeto piloto focado nos servidores da área de recursos humanos. Com a intenção de ampliar os serviços para incluir medicina do trabalho e prevenção de acidentes, a visita a Maceió se tornou essencial para conhecer ações já consolidadas em outros municípios.

Priscila Castilho, coordenadora do programa Acolher em Macaé, ressaltou a importância de criar um ambiente acolhedor para os servidores, algo que encontraram no CAC de Maceió. A ênfase no cuidado e atenção aos servidores foi algo que elas identificaram como essencial para o sucesso do centro de atendimento.

No CAC de Maceió, são oferecidos serviços como fisioterapia, educação física, educação financeira e enfermagem, com foco no atendimento humanizado. O diretor Everson Pontes salientou que a humanização e o cuidado com as pessoas são prioridades no centro, resultando em maior produtividade e autoestima entre os servidores.

Uma das servidoras atendidas no CAC de Maceió, Margareth Cavalcante, elogiou o serviço prestado no local, destacando a melhora em dores nas costas que vinha sofrendo. Ela ressaltou a diferença positiva do atendimento recebido no centro em comparação com o atendimento médico convencional.

A visita dos representantes de Macaé ao CAC de Maceió reforça a importância do compartilhamento de experiências e boas práticas na gestão do cuidado dos servidores públicos municipais. A troca de informações entre os dois municípios pode resultar em melhorias significativas na qualidade de vida e no bem-estar dos servidores de Macaé.

Sair da versão mobile