A exceção a essa regra se dá nas interseções semafóricas regulamentadas, onde a conversão à esquerda continuará permitida, como nos cruzamentos da Avenida Álvaro Otacílio com a Avenida Professor Sandoval Arroxelas, Rua Deputado José Lages, Avenida Dr. Júlio Marques Luz e Avenida Dr. Antônio Gomes de Barros. Luciano Martins, diretor executivo de Engenharia de Tráfego e Mobilidade do DMTT, destacou que a restrição nas conversões busca diminuir o número de sinistros e otimizar o tempo de viagem, especialmente para o transporte público.
Estudos apontam que proibir conversões à esquerda em certos cruzamentos não só reduz as chances de acidentes, como melhora o fluxo de tráfego, reduzindo congestionamentos e tempos de viagem. Estas manobras frequentemente interrompem o fluxo contínuo de veículos, gerando atrasos indesejados. André de Alcântara Costa, diretor-presidente do DMTT, reforça que a medida também minimiza riscos à integridade física de motoristas e pedestres, assim como evita prejuízos ao trânsito em casos de colisões.
O plano prevê a reimplantação dos segregadores, como já existia antes da recente recuperação do asfalto na região, além de sua expansão até a Avenida Professor Sandoval Arroxelas. Esta iniciativa reflete um esforço contínuo por parte da administração municipal em melhorar a mobilidade urbana e a segurança viária na capital alagoana, proporcionando um trânsito mais eficiente e seguro para todos.