Maceió promove mutirão de limpeza em praias e mangues em celebração ao Dia Mundial da Limpeza.

Neste sábado (16), a cidade de Maceió terá uma manhã voltada para a preservação dos mares, rios e mangues da capital. Isso se deve à ação organizada pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado em 16 de setembro. Em busca de marcar a data de forma significativa, será realizado um mutirão de coleta de resíduos descartados de forma irregular na faixa de areia de vários pontos da orla de Maceió.

Os pontos de encontro para o início da atividade serão no Pontal da Barra, Pajuçara e Guaxuma. Além desses locais, a Praia de Garça Torta contará com uma tenda da Alurb, onde serão distribuídos materiais para a coleta de resíduos e kits do evento. As ações contarão com o apoio do Instituto Biota, Coletivo Praia Limpa, Grupo Mulheres do Brasil e da ONG Nosso Mangue.

A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, ressalta a importância de iniciativas que reúnam várias pessoas em prol da natureza. “É uma data importante, que deve ser lembrada e servir de alerta para que as pessoas se sintam responsáveis pela preservação do meio ambiente, afinal, essa é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a sociedade. O mutirão atuará em diversos pontos, coletando o máximo de resíduos descartados irregularmente, evitando que isso afete o ecossistema marinho”, afirmou.

Além da limpeza na faixa de areia, o Ecoboat estará atuando nas piscinas naturais e nas proximidades da faixa de areia, locais frequentados por muitos banhistas e que requerem uma atenção especial devido à existência de vida marinha na área e ao descarte irregular de materiais.

Os voluntários também podem participar dessa ação. Para isso, basta comparecer a um dos pontos indicados e se dispor a iniciar a limpeza. Essa é uma oportunidade para a população se envolver diretamente na preservação do meio ambiente e conscientizar-se sobre os impactos do descarte inadequado de resíduos.

A iniciativa é fundamental para promover uma reflexão sobre a questão ambiental e incentivar a conscientização de todos os cidadãos sobre a importância de preservar os recursos naturais e manter a limpeza das áreas costeiras. A colaboração de todos é fundamental para garantir um ambiente saudável e sustentável para as gerações futuras.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo