Os pontos de encontro para o início da atividade serão no Pontal da Barra, Pajuçara e Guaxuma. Além desses locais, a Praia de Garça Torta contará com uma tenda da Alurb, onde serão distribuídos materiais para a coleta de resíduos e kits do evento. As ações contarão com o apoio do Instituto Biota, Coletivo Praia Limpa, Grupo Mulheres do Brasil e da ONG Nosso Mangue.
A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, ressalta a importância de iniciativas que reúnam várias pessoas em prol da natureza. “É uma data importante, que deve ser lembrada e servir de alerta para que as pessoas se sintam responsáveis pela preservação do meio ambiente, afinal, essa é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a sociedade. O mutirão atuará em diversos pontos, coletando o máximo de resíduos descartados irregularmente, evitando que isso afete o ecossistema marinho”, afirmou.
Além da limpeza na faixa de areia, o Ecoboat estará atuando nas piscinas naturais e nas proximidades da faixa de areia, locais frequentados por muitos banhistas e que requerem uma atenção especial devido à existência de vida marinha na área e ao descarte irregular de materiais.
Os voluntários também podem participar dessa ação. Para isso, basta comparecer a um dos pontos indicados e se dispor a iniciar a limpeza. Essa é uma oportunidade para a população se envolver diretamente na preservação do meio ambiente e conscientizar-se sobre os impactos do descarte inadequado de resíduos.
A iniciativa é fundamental para promover uma reflexão sobre a questão ambiental e incentivar a conscientização de todos os cidadãos sobre a importância de preservar os recursos naturais e manter a limpeza das áreas costeiras. A colaboração de todos é fundamental para garantir um ambiente saudável e sustentável para as gerações futuras.