MACEIÓ – Projeto VaLER a Pena entrega 218.820 livros para estudantes de Maceió, incentivando a leitura e realizando festa literária nas escolas públicas.

O Projeto VaLER a Pena, coordenado pela Secretaria de Educação de Maceió (Semed), realizou a entrega de 218.820 livros para os 54.705 estudantes da rede pública de ensino entre os meses de junho e outubro de 2023. Cada aluno recebeu um kit com quatro livros de diferentes gêneros para incentivar a leitura não apenas dos estudantes, mas também de suas famílias. A iniciativa, financiada com recursos próprios da Prefeitura de Maceió, beneficiou 11.142 crianças na Educação Infantil, 37.563 alunos do Ensino Fundamental e 6 mil estudantes na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai).

Para marcar a distribuição dos livros, todas as unidades da rede pública municipal realizaram o “Dia D da Leitura”, que contou com uma celebração literária com contação de histórias e mediação de leitura para crianças, jovens, adultos e idosos. Os próprios alunos participaram ativamente do evento, compartilhando trabalhos como cordéis, poesias e paródias, além de produções textuais, que foram compartilhadas com a comunidade escolar e responsáveis.

A professora e coordenadora do setor de Bibliotecas da Semed, Simone Souza, juntamente com a ex-secretária-adjunta da pasta, Emília Caldas, foram as idealizadoras do Projeto VaLER a Pena. Segundo Simone, a iniciativa foi uma resposta à necessidade de promover a leitura de forma mais atraente nas escolas e comunidades. A escolha dos títulos foi feita com base na faixa etária dos alunos, visando estimular o gosto pela leitura em todas as idades.

Além disso, em 2023, a Secretaria de Educação de Maceió também implementou o Projeto Gênio Socioemocionais, que visa desenvolver aspectos socioemocionais de alunos, famílias e professores. A iniciativa contou com a entrega de materiais didáticos e a execução de aulas centradas no desenvolvimento socioemocional. A rede conta com 61 psicólogos que atuam como coordenadores do projeto em cada unidade escolar, promovendo atividades que envolvem docentes, alunos e familiares.

No total, foram realizadas sete lições e 20 aulas, totalizando no mínimo uma hora de aula por semana para trabalhar conteúdos didáticos. Além dos livros, os psicólogos tiveram acesso a uma plataforma online com recursos como canções, histórias em quadrinhos, desenhos animados e poesias para interagir com os alunos.

Essas iniciativas buscam, além de incentivar a leitura, promover o desenvolvimento integral dos estudantes, atuando tanto em aspectos cognitivos quanto socioemocionais. Com a realização desses projetos, a Semed reforça seu compromisso com a formação integral e a educação de qualidade na cidade de Maceió.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo