MACEIÓ – Projeto Retira 5 Toneladas de Cabos e Valoriza Orla do Pontal da Barra em Maceió



O projeto Rede Limpa está promovendo uma verdadeira transformação no Pontal da Barra, localizado em Maceió. Com a remoção de cabeamentos inativos instalados nos postes da região, a iniciativa, liderada pela Prefeitura de Maceió através da Autarquia Municipal de Iluminação, visa não apenas melhorar a segurança dos pedestres e motoristas, mas também embelezar a paisagem urbana da cidade. Em um esforço significativo, já foram retiradas cinco toneladas de fios ao longo de 2,5 km da orla do bairro, e a expectativa é que os trabalhos sejam finalizados nesta sexta-feira.

A presença de cabos obsoletos e mal organizados representa um risco contínuo à segurança da população local, além de comprometer a estética de um dos principais cartões-postais de Maceió. Problemas como curtos-circuitos e choques elétricos são apenas alguns dos perigos eliminados com a remoção desses fios, que também podem interferir nas redes de comunicação.

O projeto teve início na famosa orla de Maceió, passando por bairros icônicos como Pajuçara, Jatiúca e parte da Ponta Verde. Em seu primeiro mês, o Rede Limpa conseguiu retirar mais de 40 toneladas de cabeamentos, o que corresponde a impressionantes 60 mil metros de fios inativos. Com previsão de término das atividades na área litorânea em oito meses, a operação deverá avançar logo em seguida para o centro da capital alagoana.

Paralelamente, a Ilumina está modernizando a iluminação pública do bairro, substituindo postes afetados pela maresia por estruturas de fibra de vidro e realizando a manutenção de equipamentos em áreas de convívio. A instalação de novos posteamentos e projetores na região também está incentivando a ocupação dos espaços durante a noite, contribuindo para uma atmosfera mais segura e convidativa. As ações não apenas valorizam o Pontal da Barra, mas também destacam Maceió como um exemplo na integração entre funcionalidade e beleza urbana.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo