MACEIÓ – Projeto Ecoleta de Maceió Inspira Caruaru com Iniciativa de Sustentabilidade e Inclusão Social



Na última quinta-feira, o Projeto Ecoleta, que está em operação no Ecoponto Gruta de Lourdes em Maceió, recebeu a visita de uma comitiva de Caruaru, Estado de Pernambuco. O objetivo era conhecer de perto essa inovadora iniciativa, a fim de replicar suas ideias e práticas na cidade pernambucana.

O Projeto Ecoleta, desenvolvido pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), tem como diferencial a substituição de carroças por triciclos elétricos, o que possibilita a inclusão dos carroceiros no mercado de trabalho formal. Esse avanço foi elogiado pelo vereador de Caruaru, Anderson Correia, destacado por sua atuação em defesa dos direitos dos animais.

Durante a visita, Correia analisou o funcionamento dos triciclos e conversou diretamente com os beneficiários do projeto. Ele destacou a importância do programa por proporcionar dignidade aos animais e aos carroceiros, além de fazer uso sustentável de recursos como água e energia solar no Ecoponto. O vereador expressou sua intenção de levar essas práticas para Caruaru, com a expectativa de que o projeto sirva de inspiração para todo o estado de Pernambuco.

Ângela Silva, coordenadora responsável pelos Ecopontos da capital alagoana, ressaltou o impacto positivo do Ecoleta. Segundo ela, o projeto tem atraído o interesse de diversas cidades brasileiras que desejam conhecer o modelo sustentável em funcionamento no local. Silva demonstrou satisfação com a visita da comitiva e apoiou a ideia de uma possível implementação em Caruaru.

O Ecoponto da Gruta de Lourdes não é apenas um pioneiro no país por ser totalmente sustentável — com o uso de triciclos elétricos, reuso da água da chuva e energia solar — mas também por proporcionar locais adequados para o descarte gratuito de móveis inservíveis e resíduos de podas e construção civil. O projeto continua a servir como exemplo e estímulo para a sustentabilidade urbana em todo o Brasil.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo