A partir desta segunda-feira, dia 9, o programa concentrará suas atividades nos bairros do Jacintinho e Santo Amaro. Essas ações continuarão nesses locais até o dia 15 de outubro, beneficiando a população que tanto necessita.
Entre as frentes de atuação do programa, destaca-se a Saúde da Mulher. Na próxima semana, essa frente funcionará no Conjunto Cidade Sorriso 2, localizado no bairro Benedito Bentes. O objetivo é oferecer às mulheres serviços como consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além da realização de exames como citologia, ultrassom e laboratoriais. Também serão disponibilizados atendimentos psicológicos, orientações sobre pré-natal, planejamento reprodutivo e familiar, entre outros.
Já os atendimentos da Saúde Infantil serão direcionados para as crianças do bairro Santo Amaro. Nesse local, serão oferecidos serviços de vacinação, atendimento pediátrico e psicológico, enfermagem, oftalmologia, coleta de exames, puericultura e encaminhamento para as unidades de saúde a fim de realizar o teste do pezinho e da orelhinha.
Haverá, também, uma tenda Pet, que disponibilizará atendimento veterinário para cães e gatos. Essa tenda estará localizada ao lado da tenda da Saúde Infantil, no bairro Santo Amaro. Entre os serviços oferecidos estão consulta, vacinação antirrábica e vermifugação de animais.
Os serviços da frente de Saúde Mental continuam sendo realizados de maneira descentralizada nas clínicas itinerantes da Saúde da Mulher e da Saúde Infantil. Essa abordagem tem como objetivo levar apoio e tratamento adequado às pessoas que necessitam de cuidados nessa área.
As equipes de Saúde nas Grotas também estarão atuando durante a semana com ações educativas e vacinação nas escolas municipais e estaduais do Jacintinho e Benedito Bentes. Outras comunidades, como Jacintinho, Sauaçuhy (Ipioca) e Caetés (Benedito Bentes), também serão beneficiadas pela frente de Saúde nas Grotas. Além disso, uma equipe de profissionais da área de saúde estará disponível no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Praia, na Ponta Verde.
Para ter acesso aos serviços de saúde oferecidos pelo programa Saúde da Gente, é necessário apresentar um documento que contenha o número do CPF e o cartão do SUS.
É importante ressaltar que esse programa tem como objetivo principal levar assistência em saúde a locais que desfavorecidos, proporcionando atendimentos básicos e especializados em diversas áreas. Assim, busca-se garantir um acesso mais igualitário aos serviços de saúde, reduzindo as desigualdades e proporcionando uma melhor qualidade de vida para a população.