Desde a sua implantação em 2022, o programa tem sido responsável por mais de 53 mil consultas de atendimento de rotina com psicólogos em unidades de saúde da cidade. O Saúde da Gente atua em seis frentes: saúde da criança, da mulher, do homem, animal, saúde nas grotas e saúde mental. A atuação em bairros da capital por uma semana tem facilitado o acesso da população aos serviços médicos, realização de exames e vacinação.
Uma das áreas beneficiadas com essa atuação mais intensa é a da saúde mental, que conta com uma estrutura descentralizada e acolhimento em tendas do programa. Conforme a demanda, os paciente são encaminhados para unidades de saúde próximas do bairro em questão, onde podem ser acompanhados por um prazo de 3 a 6 meses ou continuamente, de acordo com a avaliação feita pelo profissional da unidade.
A psicóloga Liliana Pinheiro, que atua no Saúde da Gente, destaca a importância do programa diante dos números observados. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, através dos atendimentos psicológicos registrados, 18.130 pessoas foram diagnosticadas com ansiedade, 5.506 com depressão, 1.827 com estresse, e 1.603 estão passando por problemas emocionais ocasionados por luto, bem como 5.349 estão enfrentando problemas familiares que intensificam os aspectos emocionais negativos.
Com base nesses números, a psicóloga ressalta a importância do acompanhamento psicológico da população, enfatizando a demanda por apoio emocional e o impacto que isso tem na qualidade de vida das pessoas. E por meio do programa Saúde da Gente, a Prefeitura de Maceió tem ajudado a minimizar esses problemas, oferecendo atendimento acessível e de qualidade para a população da capital alagoana.







