A movimentação começa já na quinta-feira, dia 7, com a realização de uma triagem a partir das 9h no local do evento. Nesta etapa, serão distribuídas fichas para os interessados em obter atendimento odontológico e para aqueles que desejam a castração de felinos, um serviço essencial que muitas vezes não está disponível nas proximidades. A recomendação é que os interessados cheguem cedo para garantir o atendimento pretendido.
No dia do evento, uma das principais atrações é a presença do Restaurante Popular, que oferecerá 200 refeições completas, visando suprir parte das necessidades alimentares da comunidade com um custo simbólico de R$ 3,00. O cardápio, disponível das 11h30 às 15h, inclui além do prato principal, suco e sobremesa, proporcionando uma alimentação balanceada e nutritiva.
O evento está longe de se limitar à alimentação e saúde. Diversas secretarias municipais levam seus serviços à Grota, incluindo a Educação, Saúde, Mulher, Assistência Social, Habitação, Fazenda, Trabalho, Bem-Estar Animal e Esportes. A diversidade dos serviços ofertados garante que a população tenha acesso a assistência em variados aspectos do cotidiano.
Além disso, a participação das superintendências ALURB e DMTT, assim como da Equatorial, reforça o leque de serviços disponíveis, buscando ampliar o suporte em mobilidade urbana e infraestrutura local. Essa sinergia entre diferentes órgãos e entidades municipais resulta em uma abordagem holística para a melhoria da qualidade de vida na comunidade.
O Brota na Grota não apenas leva serviços públicos essenciais à porta dos cidadãos como também se insere num contexto maior de valorização e integração das comunidades aos serviços urbanos. O impacto deste tipo de ação vai além do mero fornecimento de serviços: é um gesto de reconhecimento da cidadania e um passo importante rumo à construção de um futuro mais justo e acessível para todos os cidadãos maceioenses.