Lançado em março deste ano, o Gigantinhos é considerado o maior conjunto de ações para a educação na primeira infância de Alagoas. Uma das metas do programa é a ampliação histórica no número de vagas na Educação Infantil em Maceió. Isso está sendo possível graças à entrega de 31 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), popularmente conhecidos como creches, que são climatizados e funcionam em tempo integral.
Já foram entregues 10 desses novos CMEIs e todos eles já estão em pleno funcionamento, sendo seis deles geridos pela Rede Parceira (CMEI-RP) e quatro deles são próprios da prefeitura. Essas novas unidades representam a abertura de 5.082 novas vagas em tempo integral na capital somente no primeiro semestre. Até o final do ano, está prevista a inauguração de mais dez CMEIs-RP em diversos bairros, totalizando 10 mil novas matrículas em 2024.
Os números falam por si só: em 2021, Maceió contava com pouco mais de 9 mil vagas na Educação Infantil. Esse número passou para 11.200 em 2023, com 10 mil sendo em tempo parcial. Com a criação do programa Gigantinhos, a capital alagoana pretende atingir, até o final de 2024, cerca de 21 mil vagas, mais do que o dobro da cobertura em 2021, representando a maior ampliação entre as capitais brasileiras.
Além disso, a previsão é que esse número cresça para 25 mil a partir de 2025, com a abertura de 11 novas creches próprias, cujas Ordens de Serviço já foram assinadas. Para a implantação dessas unidades, estão sendo investidos inicialmente cerca de R$ 189 milhões, com valores destinados para a instalação de creches com a Rede Parceira, construção de creches próprias e investimentos em unidades já construídas dentro dos padrões do programa.
É importante ressaltar que a carência por vagas na Educação Infantil na capital de Alagoas é histórica, o que torna o trabalho realizado pelo programa Gigantinhos ainda mais relevante. O programa está cumprindo metas estabelecidas no Plano Municipal de Educação (PME – 2015-2025), superando expectativas e realizando em quatro anos o que deveria ter sido feito em uma década. A Educação Infantil é o alicerce para o desenvolvimento educacional das crianças, e a Prefeitura de Maceió está trabalhando incansavelmente para garantir o acesso a esse direito fundamental a todas as crianças da capital.






