Competindo na categoria “Iniciativas Públicas Que Inovam e Transformam”, o programa liderado pela gestão do prefeito JHC concorreu com outros quatro programas em um cenário repleto de projetos inovadores e voltados para a melhoria da qualidade de vida da população. O diretor-presidente do DMTT, André Costa, presente na cerimônia, expressou sua gratidão pela oportunidade de representar a Prefeitura e o órgão de trânsito de Maceió em uma premiação tão prestigiosa.
O Prêmio Parque da Mobilidade Urbana tem como principal propósito reconhecer e premiar iniciativas, tanto públicas quanto privadas, bem como pessoas, que promovam a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva. Na categoria em que o “Domingo é Livre” concorreu, o grande vencedor foi a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, com a iniciativa voltada ao Combate à Violência Contra Mulher.
Além de André Costa, o evento contou com a presença de outros representantes do DMTT, como o diretor do Sistema Municipal de Transportes Urbano (SMTU), Glauco Oliveira, e o gerente técnico de planejamento operacional do órgão municipal, Silvio Sarmento.
O “Domingo é Livre” foi implementado em abril de 2022 com o objetivo de oferecer passagens de ônibus gratuitas aos domingos para os usuários do transporte público em Maceió. Até o dia 31 de maio deste ano, o programa registrou mais de 5 milhões de embarques, gerando uma economia total de mais de 17 milhões de reais para os usuários. Essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações da prefeitura e do DMTT para aprimorar o transporte público na cidade e incentivar seu uso.
O Parque da Mobilidade Urbana, responsável pela premiação, busca promover discussões e colaborações em prol de uma mobilidade urbana mais inteligente, sustentável e inclusiva. Ao reunir especialistas, líderes do setor e o público em geral, o evento visa fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam às necessidades das grandes cidades brasileiras.