Orlando Rogério, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), destacou os progressos alcançados nos últimos anos, que representam um marco significativo para Maceió nesse campo. “Estamos em fase de reforma nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e ampliação dos serviços, de modo que possamos garantir um ambiente mais acolhedor e eficiente para os nossos usuários. O empenho dos profissionais de saúde é fundamental nesse processo, e estamos realmente gratos pelo comprometimento deles”, observou Rogério, sublinhando o impacto positivo dessas iniciativas.
A diretora de Atenção à Saúde da SMS, Alayde Ricardo, enfatizou a importância de uma abordagem integral da saúde mental, que vai além da simples administração de medicamentos. “Estamos trabalhando na valorização dos usuários de maneira holística, incentivando sua reinserção social e engajamento em atividades artísticas. Nosso objetivo é oferecer uma assistência mais abrangente e qualificada. O encontro de hoje é crucial para discutirmos experiências e implementar novas ideias nos nossos serviços”, explicou ela.
As discussões durante o evento foram abrangentes e diversificadas, começando com paineis que abordaram os “Desafios e oportunidades na implementação da política psicossocial” e “Matriciamento e vinculação no território”. No período da tarde, participantes tiveram a oportunidade de participar de oficinas temáticas sobre “Atenção à crise no território” e “Projeto Terapêutico Singular: a instrumentalização do processo de cuidado”, que buscaram aprofundar o debate e praticar inovações no cuidado psicossocial.
Adicionalmente, o evento apresentou exposições de materiais criados nas oficinas de geração de renda dos Centros de Atenção Psicossocial, promovendo o reconhecimento de talentos locais e a autossuficiência dos participantes. Em sua edição deste ano, o Encontro da Rede de Atenção Psicossocial destacou a importância de se ampliar a discussão e cooperação entre os setores de atenção básica e especializada em saúde, além de integrar educação e assistência social. Tal integração é crucial, uma vez que a vulnerabilidade em saúde mental ultrapassa os limites do cuidado exclusivo em saúde, afetando diversas esferas da vida individual e comunitária. Essa abordagem holística reflete um compromisso contínuo com o fortalecimento das redes de apoio e cuidado em Maceió.