A responsável técnica pelo e-Multi no Município, Kelly Luz, destacou que a atividade teve como objetivo fortalecer a interprofissionalidade, promovendo um espaço de trocas e integração entre os profissionais que atuam nos oito Distritos Sanitários. Durante o evento, foram realizadas apresentações sobre trabalhos desenvolvidos nas áreas de educação em saúde, práticas corporais e a integração com as equipes de saúde da família.
Entre as principais experiências e temáticas abordadas pelos profissionais, estão a promoção da saúde do trabalhador, projetos de estímulo para crianças com atraso no desenvolvimento, incentivo às práticas corporais, utilização de Projetos Terapêuticos Singulares (PTS), formação de grupos de cuidadores para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), importância do Conselho Gestor nas Unidades de Saúde, grupo de atividades de dupla tarefa (cognitiva e motora) e trabalho com Saúde Única, que envolve saúde humana, animal e meio ambiente.
Além disso, um importante avanço foi alcançado este ano com a Portaria Nº 2.385, de 15 de dezembro de 2023, que credencia municípios a receberem incentivos financeiros federais de custeio para as equipes Multiprofissionais – e-Multi no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Com isso, as oito eMulti de Maceió estão credenciadas pelo Ministério da Saúde.
O evento foi uma oportunidade para disseminar o trabalho realizado pelas equipes multidisciplinares ao longo de 2023, mostrando os avanços e impactos positivos das ações desenvolvidas. Essa integração e compartilhamento de experiências são fundamentais para o fortalecimento da atuação das equipes de Atenção Primária à Saúde em Maceió.