MACEIÓ – Profissionais da Saúde de Maceió se mobilizam para assistência em áreas de risco de colapso na mina 18 da Braskem.



Profissionais da Secretaria de Saúde de Maceió continuam empenhados em prestar assistência aos moradores do Bebedouro e Bom Parto. A atuação da Saúde tem sido abrangente desde o momento em que a situação de emergência foi decretada na cidade, devido ao risco iminente de colapso na mina 18 da Braskem.

Uma das primeiras medidas adotadas foi a suspensão do ponto facultativo do dia 1° de dezembro nas Unidades de Saúde e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), a fim de que os equipamentos e os profissionais estivessem prontos para intervir caso fosse necessário.

Além disso, o secretário de Saúde, Luiz Romero Farias, e a equipe técnica da Secretaria se reuniram com os prestadores de serviços contratualizados para viabilizar a transferência de cerca de 80 pacientes internados no Sanatório para outros hospitais, garantindo que o tratamento não fosse prejudicado. Os pacientes que realizam hemodiálise no local também foram alocados em outros serviços, graças a um esforço conjunto.

De acordo com o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, a gestão reagiu rapidamente às orientações da Defesa Civil. “Elaboramos uma logística de assistência para estarmos preparados, caso algo mais grave aconteça, e assim possamos prestar o cuidado necessário e imediato”, afirmou.

A Vigilância Sanitária irá fiscalizar os hospitais para onde os pacientes deslocados do Sanatório foram transferidos, assegurando a qualidade e a segurança do tratamento.

As Unidades Básicas de Saúde também receberam visitas da Gerência dos Distritos Sanitários, a fim de alinhar com os profissionais as formas de acolhimento dos usuários. Os CAPS do município estão disponíveis para prestar assistência em casos de emergências psicológicas.

Em conjunto com a Assistência Social, a Saúde tem atuado nos abrigos com equipes do Programa Saúde da Gente, oferecendo suporte psicológico, assistência de enfermagem, distribuição de medicamentos, entre outros serviços, para atender à população.

A Unidade de Vigilância em Zoonoses também está mobilizada, com veículos e profissionais prontos para agir. Em colaboração com a Secretaria de Bem Estar Animal, a unidade está recolhendo os animais que ainda se encontram nas áreas de risco, proporcionando um local seguro para eles.

Os esforços da Secretaria de Saúde de Maceió continuam em andamento para garantir que a população afetada receba toda a assistência necessária. Juntos, os profissionais da saúde e demais envolvidos estão comprometidos em enfrentar essa situação delicada e garantir o bem-estar da comunidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo