A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SMS, Audrey Moura, destacou a importância da parceria e o propósito do evento. “Essa parceria visa aumentar a quantidade de médicos capacitados e atualizados sobre a meningite, devido ao cenário epidemiológico que estamos enfrentando. Convocamos uma reunião com o Cremal e propusemos essa atualização para envolver o maior número de médicos possível. Enquanto Vigilância Epidemiológica, fiz uma explanação sobre o cenário epidemiológico das meningites em Maceió, e cada profissional médico contribuiu com abordagens sobre a parte clínica, tratamento e diagnóstico”, explicou Audrey Moura.
A programação do evento contou com diversas palestras sobre temas relevantes, incluindo Aspectos Atuais e Epidemiológicos em Maceió, ministrado pela Enfermeira da SMS, Audrey Moura; Diagnóstico Laboratorial das Meningites, com o médico Fernando Pedrosa; Tratamento e Profilaxia, com o médico André Constant; e a temática Doença Meningocócica Quadro Clínico, em palestra ministrada pelo médico José Maria Constant.
A capacitação representou uma oportunidade única para os profissionais de saúde da região se manterem atualizados quanto aos mais recentes avanços no contexto das meningites em Maceió, fortalecendo, assim, a assistência prestada e sua capacidade de abordar de maneira mais eficaz essa relevante questão de saúde pública.
Além disso, a presença e participação ativa das Técnicas da Vigilância Epidemiológica na capacitação reforçaram o comprometimento e engajamento desses profissionais com a formação e atualização dos médicos e acadêmicos presentes no evento.
Portanto, eventos como esse são essenciais para promover a troca de conhecimento, aprimorar as práticas de saúde e, consequentemente, beneficiar a população com um atendimento mais qualificado e eficaz no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento das meningites.