No decorrer do ano, 1.166 fornecedores foram alvo de notificações originadas a partir de queixas dos consumidores da cidade. Encabeçando a lista das empresas mais reclamadas está a Equatorial Alagoas, que responde por 6,25% das queixas, principalmente devido a interrupções no fornecimento de energia e problemas relacionados à renegociação de dívidas.
O Itaú Unibanco ocupa o segundo lugar em volume de reclamações, responsável por 5,97% do total. As principais queixas dos clientes do banco tratam de pedidos de renegociação de dívidas, propaganda enganosa e cobranças indevidas. Já a BRK Ambiental aparece na terceira posição, com 4,54% das queixas, onde os consumidores apontam problemas como cobranças excessivas, interrupções nos serviços e taxas indevidas.
Cecília Wanderley, diretora-executiva do Procon Maceió, destaca as queixas relacionadas a serviços essenciais, como água, energia e serviços bancários, indicando uma relevância crescente das necessidades do consumidor maceioense. Ela enfatiza a importância das empresas adotarem práticas mais transparentes e conforme a legislação vigente. “Nosso objetivo é sempre a proteção dos direitos do consumidor”, reforça.
A divulgação destes dados é respaldada pelo Artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor, que exige a atualização constante dos cadastros de reclamações fundamentadas contra fornecedores. Dessa forma, o Procon Maceió reafirma seu compromisso com a transparência e utilização destas informações para impulsionar ações preventivas e de fiscalização mais eficazes.
Para mais informações ou dúvidas, o Procon Maceió disponibiliza atendimento via WhatsApp pelo número (82) 98882-8326 e pelo telefone 0800 082 4567, mantendo sua missão de ser um canal efetivo entre o consumidor e a resolução de suas demandas.
A Equatorial Alagoas, por sua vez, informou através de nota que possui uma área específica para atender esses casos e que há números disponíveis para dúvidas e reclamações. Leia abaixo:
Nota de esclarecimento:
A Equatorial Alagoas informa que acompanha periodicamente os dados registrados nos órgãos de proteção ao consumidor e que possui uma área específica para atendimento dessas solicitações. A empresa reforça que tem atuado intensamente para que as demandas provenientes dos clientes sejam tratadas no primeiro contato com a empresa, sem que haja a necessidade de procurar outra instância para solução das demandas e tem investido na melhoria dos seus serviços. O reflexo disso é a redução no número de reclamações no próprio Procon, que caiu 27% se comparado ao ano de 2023.
A Distribuidora reforça que possui atendimento presencial nos 102 municípios do estado e orienta a população a procurar primeiro a empresa para esclarecer dúvidas e resolver suas pendências. É possível ter atendimento na comodidade do lar, 24h por dia, através da Central no telefone 0800 082 0196, pelo site equatorialenergia.com.br e ainda via mensagem de texto no WhatsApp com a assistente virtual Clara no número (82) 2126-9200, que recentemente passou por uma atualização tornando o atendimento mais ágil, interativo e simplificado.
A empresa reforça que possui uma agenda proativa junto ao Procon/AL na busca de implementar melhorias nos processos internos a fim de evitar novas reclamações.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas