MACEIÓ – Procon Maceió investiga cobranças indevidas de taxa de esgoto em conjuntos residenciais da Cidade Universitária, em parceria com concessionárias.



Os moradores da parte alta da capital alagoana, mais especificamente nos conjuntos Eustáquio Gomes, Santa Maria e Inocoop, na Cidade Universitária, têm enfrentado um problema recorrente em relação ao aumento dos valores de consumo nas faturas de água. Além disso, muitos residentes têm se deparado com a cobrança de taxa de esgoto sanitário, mesmo sem a prestação efetiva desse serviço. Diante dessas denúncias, o Procon Maceió agiu prontamente e iniciou tratativas com as concessionárias responsáveis pelos serviços na região.

Uma segunda reunião foi realizada nesta quarta-feira (19) com as concessionárias BRK Ambiental, Casal e Sanama, após um encontro inicial em abril com a presença da BRK Ambiental. Na primeira reunião, ficou acordado que uma visita técnica seria realizada nas ruas dos conjuntos, contando também com a participação da Casal e da Sanama, empresa responsável pela operação e implantação da rede de esgotamento.

Durante a vistoria técnica, foi constatado que algumas unidades consumidoras estavam sendo indevidamente cobradas pela taxa de esgotamento sanitário, sem que o serviço estivesse em funcionamento. Além disso, verificou-se que esses pontos específicos estavam em processo de finalização da rede, com previsão de conclusão em dezembro de 2024. As unidades identificadas com cobranças indevidas tiveram seus valores cancelados pela BRK Ambiental.

A diretora do Procon Maceió, Cecília Wanderley, ressaltou a importância dos consumidores analisarem suas faturas e denunciarem possíveis cobranças indevidas. A instituição tem atuado para restituir em dobro os valores pagos indevidamente e evitar novas cobranças abusivas. Além disso, um canal de relacionamento institucional será disponibilizado para facilitar a comunicação entre Procon, líderes comunitários e concessionárias.

Para denúncias ou reclamações, os consumidores podem entrar em contato com o Procon Maceió pelos telefones 0800 082 4567 ou (82) 98882-8326 via WhatsApp. O órgão está atento e empenhado em garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados e que as práticas abusivas sejam coibidas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo