No PretasCast, Vanya compartilha sua história de vida, superação e o trabalho desenvolvido à frente do Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas. O objetivo do podcast é ampliar o debate sobre a luta antirracista e dar visibilidade às histórias de mulheres pretas que são fundamentais nesse movimento.
A Coordenação da Igualdade Racial da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) da Prefeitura de Maceió está promovendo diversas ações para fortalecer a luta antirracista na capital, e o PretasCast é uma dessas iniciativas. De acordo com Arísia Barros, coordenadora de Igualdade Racial, o podcast é um espaço importante para viabilizar essas lutas e compartilhar experiências que fortalecem a causa.
Eliane Aquino, subsecretária de Comunicação de Maceió, enfatizou a relevância do PretasCast ao destacar a importância de contar as histórias de mulheres pretas que superaram obstáculos e se tornaram referências na luta contra o racismo. Para Aquino, essa é mais uma forma de introduzir conteúdos, alertas e resistência na igualdade racial em Maceió.
O podcast é apresentado por Gleycyanny Romão e produzido por Teresa Cristina e Allana Paiva. Além disso, o lançamento do PretasCast coincidiu com a data de 21 de março, quando se celebra o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial em memória do massacre de Shaperville, na África do Sul, que ocorreu nessa mesma data em 1960.
Por meio do PretasCast e de outras ações, a Prefeitura de Maceió busca promover a conscientização e o combate ao racismo, valorizando a diversidade e estimulando a igualdade racial na sociedade. Através dessas iniciativas, espera-se contribuir para a construção de uma cidade mais justa e inclusiva para todos os seus cidadãos.